sábado, 28 de fevereiro de 2009

Egito Antigo

Resumo de Aula - O Egito Antigo
Professor Elvis Oliveira 2009




No Período Neolítico, tribos nômades indo-européias instalam-se na região do vale do rio Nilo, onde constroem cidades-estados, como Tebas, Memphis e Tânis. Estabelecem um Estado unificado por volta de 3200 a.C. e introduzem uma monarquia centralizada no faraó, soberano hereditário, absoluto e considerado a encarnação divina. As cidades-estados são transformadas em nomos, divisões administrativas da monarquia governadas por nomarcas. Até 2700 a.C., o Egito mantém-se relativamente isolado. Por volta de 2000 a.C. dá os primeiros passos para romper esse isolamento. Realiza incursões contra os beduínos do Sinai e conquista suas minas de cobre e pedras preciosas. A invasão dos hicsos, de origem caucasiana, interrompe essa expansão. O Egito expulsa os hicsos em 1600 a.C. e, em seguida, conquista Síria, Palestina, Mesopotâmia, Chipre, Creta e ilhas do mar Egeu. Em 332 a.C. passa a integrar o Império Macedônico e, a partir de 30 a.C., o Império Romano.
A agricultura e o comércio de produtos naturais são a base da economia. Desenvolvem técnicas de irrigação e de construção de barcos. Com a unificação, a propriedade da terra passa dos clãs ao faraó, aos nobres e aos sacerdotes. Os membros dos clãs são transformados em servos, que trabalham nas minas, na construção de palácios, templos e monumentais pirâmides de pedra (túmulos dos faraós). Os egípcios empregam a técnica de mumificação de corpos, fazem o primeiro calendário lunar e destacam-se na astronomia, na engenharia e nas artes. Lançam os fundamentos da geometria e do cálculo e criam a escrita hieroglífica (com ideogramas). Politeístas, cultuam o deus Sol e representam as divindades com formas humanas.



As Fases do Império

Antigo Império (3200 a.C. - 2300 a.C.)
• Estabilidade política e prosperidade econômica;
• Intensa exploração da população camponesa;
• Construção das grandes pirâmides de Gizé - Quéops, Quéfren e Miquerinos;
• Revoltas sociais;
• Fragmentação política do Egito.

Médio Império (2000 a.C. - 1580 a.C.)
• Tebas substitui Mênfis como capital;
• Dinamismo e a prosperidade econômica;
• Rica produção cultural;
"As pirâmides do Egito começaram a ser construídas no período denominado Antigo Império. Usadas para sepultamento dos faraós (chefes de Estado) e seus familiares, esses famosos monumentos de pedra atraem milhares de turista para o país. As pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos são consideradas patrimônios históricos da humanidade.• Onda de invasões estrangeiras: Hicsos. Dominaram o Egito por quase dois séculos".

Novo Império (1580 a.C. - 525 a.C.)
• Expulsão os hicsos (faraó Amósis);
• Hebreus submetidos à escravidão no Egito;
• Forte militarismo e pelo expansionismo territorial;
• Apogeu da civilização egípcia;
• Amenófis IV implanta o monoteísmo no Egito.

Religião e Política







Na Antigüidade, a relação entre política e religião era muito estreita. No Egito essa experiência irá assumir uma expressão literal. O Faraó não tinha apenas origem divina, ele é a expressão do próprio deus. Ele era o símbolo vivo da divindade. A isso chamamos de Teocracia. (Theos = Deus / Kratos = governo).
A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.


A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a demótica (mais simplificada) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos).

Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento. O coração era pesado pelo deus da morte, que mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que tiveram uma vida de atitudes ruins) e para uma outra vida boa aqueles de coração leve.








A civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências. Desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.

5 comentários:

  1. Elvis, ficou muito bom teu blog, o conteudo tbm... fica melhor de estudar assim, além de ter mais coisas que não vimos e captamos na aula...Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Elvis,eu tbm achei esse seu blog expetacular como diz você,como eu to sem meu pem driver seu blog está me ajudando muito a estudar,ta bom bjs e >Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. os bons comentários são os mais sinceros dos sinais, de sua grande competência que da ênfase as suas colocações, no propósito de tirar nossas dúvidas educacionais...
    parabéns! adorei...
    beijos...

    ResponderExcluir
  5. porra meu irmão pq saio colegio pow...
    + o blog ficou massa...
    da pra estudar numa boua.

    ResponderExcluir